domingo, 23 de outubro de 2016

CAPÍTULO 1 - NO PRINCÍPIO

De entre os evangelhos bíblicos, existe um que é o mais importante, porque não foi fruto de historiadores, mas foi um evangelho inspirado, pelo discípulo mais fiel a Jesus. O único que não o abandonou no pé da cruz. Como se sabe quando Jesus foi preso os discípulos se dispersaram e Pedro chegou a negar a Jesus três vezes com receio de também ser preso, mas João foi o único que a exemplo da mãe de Jesus, e de Maria Madalena para a qual Jesus apareceu pela primeira vez após a ressuscitação, seguiu-o até o pé da cruz. Era novo na época, tinha próximo a 20 anos e recebeu a revelação do livro de Apocalipse na ilha de PATMOS quando foi degredado lá. Era um discípulo importante de Jesus, o mais fiel deles, e portanto o que recebeu a revelação do evangelho mais importante, o único que foi ditado pela espiritualidade e não foi simplesmente um relato histórico.


O início do evangelho de João revela informações importantes sobre o princípio. A exemplo do livro de Gênesis ele começa com as palavras "NO PRINCÍPIO...".



No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

No princípio aqui pode se estar referindo à formação da terra ou à formação do universo, mas sem dúvida é uma referência ao princípio das coisas.

A ciência terrena crê que todo o Universo tenha tido origem no BIG BANG, mas o que é a ciência terrena para poder afirmar alguma coisa sobre essa matéria que tem pouco conhecimento? Alguém há de se perguntar, mas quem é a Bíblia também para poder afirmar alguma coisa? Bem... A bíblia é uma revelação espiritual, e a espiritualidade, sem dúvida sabe muito mais do que nós reles mortais. Mas isso é uma discussão profunda que não cabe aqui nesse contexto, mas irá embasar muito nossa narrativa.

No princípio existia Deus. Ser incriado, portanto existente desde toda a eternidade. Nós reles mortais, seres limitados e finitos, criados, não temos a capacidade de compreender isso. Como um ser pode não ter tido origem? Como pode ser incriado? Essa incapacidade de compreender isso deve-se a nossa limitação como seres imperfeitos. Só conseguiremos entender isso quando atingirmos níveis de perfeição e inteligência muito avançados. Por hora temos apenas que aceitar isso.

Deus tem todo o conhecimento. A memória infinita e processa tudo ao mesmo tempo, portanto é um processador multitarefa, coisa que o nosso cérebro não é mas os computadores são, portanto é algo que podemos hoje compreender, mas a alguns séculos seria incompreensível. Deus tem todo o conhecimento e toda a informação. Por exemplo, ele tem contados os fios de cabelo das nossas cabeças como disse Jesus, e assim como os fios de cabelo, todas as células do nosso corpo, todos os seres viventes que habitam o nosso corpo, pois temos mais bactérias no nosso corpo do que células, e tem todas as informações sobre o nosso corpo e sobre o nosso espírito, portanto nos conhece em profundidade.

Como nos conhece em profundidade, ele nos entende. Cada ato, cada palavra, cada gesto, cada preocupação, cada atitude que nem nós sabemos ser capazes, ele pode prever com séculos de antecedência. Ele sabe exatamente de onde viemos e para onde vamos, o que iremos fazer e qual vai ser a nossa reação e a nossa caminhada com absoluta precisão.

Apesar de poder prever, evita interferir. Só interfere quando nós não temos a capacidade para tomar as decisões por nós próprios, como as  crianças. Quando a criança é muito pequena, os pais tomam as decisões por elas, mas quando vão crescendo o pai as deixa tomar as próprias decisões, para que aprendam a se conduzir, mesmo que elas caiam e se machuquem as vezes, mas esse cair e se levantar é necessário para que elas aprendam a caminhar com as próprias pernas. Levantar vôo e voar como os pássaros iniciantes. Como Pai ele sabe exatamente o que podemos ou não suportar e dá a cada um o fardo que lhe é possível suportar. Não mais.

Esse ser incriado tem uma peculiaridade que o destaca muito. É amoroso. Como criador, ama profundamente e de forma perfeita cada criatura. O seu amor supera o amor de uma mãe, que é o amor que mais se aproxima do seu. Portanto como Pai amoroso, sofre quando nós sofremos, mas mesmo assim exerce a sua justiça, porque se não o fizesse prejudicaria a criatura. Embora lhe doa ver sofrimento precisa permiti-lo para que as criaturas consigam evoluir, e na maioria das vezes essa é a única forma.

Existem duas formas de se evoluir e crescer. Uma é absorvendo os ensinamentos e os colocando em prática. É a forma mais inteligente. Buscar se conhecer, buscar absorver conhecimento e procurar coloca-los em prática, e assim ir crescendo e evoluindo. Outra forma é não fazer nada disso e continuar a errar. Cada erro corresponde a uma transgressão da lei universal, e portanto o universo conspira para corrigir e trazer para o rumo certo. A forma que ele encontra para isso é por meio da dor. Portanto toda vez que doer, pergunte-se. O que a vida está querendo me dizer. Ela está querendo dizer alguma coisa. Ela está te dizendo. ESTÁ ERRADO. CORRIJA. Tente descobrir. Não deixe para correr atrás do prejuízo. Por vezes ela dá pequenos toques, pequenos alertas. São oportunidades para corrigir o rumo antes que o desastre maior aconteça.

Portanto se você está obeso, e sente aquela dor. É um toque. Faça o certo. Emagreça. É difícil, mas você consegue. Você pode. Não seja violento, não se sintonize com sentimentos de medo, ódio, inveja, raiva, rancor mas sobretudo com o maior dos sentimentos divinos, o AMOR.

Você já observou que quem ama não adoece? Quem ama ri, quem ama vive. Percebe a beleza do cair de uma folha, do nascer do sol, do vôo de um passaro. Quem ama está em estado de graça. Se alguém pisa-lhe o calo, desculpa, não está interessado em brigar. Está amando e está querendo distribuir esse amor a todos. Quem ama não mata, não rouba, não comenta mal de ninguém, só elogia e engrandece. Está de bem com a vida. Está na mais sublime e na mais positiva das vibrações. Portanto cultive o amor. Ame os animais. Quer ver ser mais amoroso do que um cãozinho? Quem tem animais e se apega a eles, em geral não conhece sentimentos de depressão.

Portanto se você está deprimido, sem razão para viver, vá a um orfanato, conheça uma criança e apegue-se a ela. Ajude-a. A depressão vai embora.

Todos nós precisamos nos alimentar desse sentimento divino que se chama AMOR. Fomos criados para sentir amor e para sermos amados. É como diz a música dos Beatles. All you need is love.(Tudo o que você precisa é de amor). Vá por mim. Não é de dinheiro que você precisa. Não vale a pena ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. Seu dinheiro não lhe irá comprar nada que é realmente importante e que é de graça. O amor sincero, a vida, a saúde, o ar que você respira, a água que você bebe. As melhores coisas da vida são grátis e não se consegue comprar. O que se consegue comprar lhe traz alegrias, mas não felicidade. São tranqueiras.


De qualquer forma você sempre estará sendo amado por um Pai que está ai ao seu lado, te ouvindo e te amando. Deus. Deus habita dentro de você. Há uma chama divina dentro de você, e portanto quando você quiser conversar com Deus, e deve fazer isso sempre, fale para dentro de você. Ele te ouve e te compreende, porque ele te conhece muito melhor do que você mesmo, e te responde. Faça silêncio interior, desligue-se de  todas as preocupações e peça a resposta. Espere a resposta que ele brota na sua mente. Deus é o guia perfeito.

No princípio, no princípio mesmo, só havia Deus. E ele começou a criar o universo. No caso do nosso planetinha a Terra, que é uma partícula de poeira no universo, mas nem por isso menos amada, Ele verbalizou a criação da terra. Ele usou a palavra. Deus não tem mãos tudo ele cria com a palavra, que é uma forma de pensamento. O nosso penamento é palavra, pois no mundo espiritual o pensamento é visto, lido e compreendido. Ele tem forma e ocupa lugar no espaço.

Por isso a passagem de João diz: NO PRINCÍPIO ERA O VERBO.

Esse VERBO cria um ser. Quando deus emana sua palavra essa palavra cria o CRISTO.
CRISTO feito da mesma substância de DEUS. Por isso JESUS que é o CRISTO é o filho unigênito do PAI. UNIGÊNITO significa o único que nasceu do pai, feito com a mesma substância com que o pai foi feito.
Cristo é o termo usado em português para traduzir a palavra grega Χριστός (Khristós) que significa "Ungido". O termo grego, por sua vez, é uma tradução do termo hebraico מָשִׁיחַ (Māšîaḥ), transliterado para o português como Messias.
A palavra geralmente é interpretada como o sobrenome de Jesus por causa das várias menções a "Jesus Cristo" na Bíblia. A palavra é, na verdade, um título, daí o seu uso tanto em ordem direta "Jesus Cristo" como em ordem inversa "Cristo Jesus", significando neste último O Ungido, Jesus. Os seguidores de Jesus são chamados de cristãos porque acreditam que Jesus é o Cristo, ou Messias, sobre quem falam as profecias da Tanakh (que os cristãos conhecem como Antigo Testamento). A maioria dos judeus rejeita essa reivindicação e ainda espera a vinda do Cristo (ver Messianismo judaico). A maioria dos cristãos espera pela Segunda vinda de Cristo quando acreditam que Ele cumprirá o resto das profecias messiânicas.
A expressão "Jesus Cristo" surge várias vezes nos escritos gregos da Bíblia, no Novo Testamento, e veio a tornar-se a forma respeitosa como os cristãos se referem a Jesus, Homem Judeu que, segundo os evangelhos, nasceu em Belém da Judeia e passou a maior parte da sua vida em Nazaré, na Galileia, sendo por isso chamado, às vezes, de Jesus de Nazaré ou Nazareno. O título Cristo, portanto, confere uma perspectiva religiosa à figura histórica de Jesus.
A área da teologia cujo foco é a identidade, vida, e ensinamentos de Jesus é conhecida como Cristologia.
Khristós no grego clássico poderá significar coberto em óleo, sendo assim uma translação literal de Messias.
Essa é uma peculiaridade da palavra de Deus. Criar seres. É uma palavra que cria um CRISTO que tem uma missão específica (Construir a terra e zelar pela sua evolução).

CRISTO por isso mesmo é um ser CRIADO diferentemente do pai. Ele nasceu do Pai e tem o mesmo status dele.

E O VERBO (CRISTO) ESTAVA COM DEUS E O VERBO (CRISTO) ERA DEUS.

Quanto tempo levou CRISTO para seguir pela mesma senda da evolução espiritual até chegar a construir a terra? Bilhões de anos, mas o tempo é relativo em se tratando da realidade espiritual.

Jesus foi o construtor da Terra, e por isso a passagem de João afirma.

Todas as coisas foram feitas por ele (DEUS POR MEIO DE CRISTO), e sem ele nada do que foi feito se fez.

Veja que ai está um duplo agente. Primeiro Deus que pelo Verbo, a palavra emana o Cristo, incumbido da construção da Terra, que dessa forma procede como a vontade de Deus. Sendo que ele estava com Deus e ele era Deus.

NELE ESTAVA A VIDA E A VIDA ERA A LUZ DOS HOMENS.

Essa vida sucede-se à condenação ao reino das trevas. É a porta aberta para a vida, que no caso é a co-habitação nos reinos de luz do mundo espiritual. Com a queda do homem, e a sua sucessiva propensão para o mal, devido a sua fúria animal, abre-se uma chance para a subida aos reinos de luz, mas para isso é necessário melhorar a vibração. O homem precisa melhorar-se para poder co-habitar no mundo de luz. Essa grande batalha entre as trevas e a luz tem início, mas tem a interferência direta de Jesus, que vem à terra e assume a direção espiritual do planeta, afastando o príncipe do mundo. Como se deu essa história veremos no próximo capítulo.

CAPÍTULO 1 - NO PRINCÍPIO

De entre os evangelhos bíblicos, existe um que é o mais importante, porque não foi fruto de historiadores, mas foi um evangelho inspirado, pelo discípulo mais fiel a Jesus. O único que não o abandonou no pé da cruz. Como se sabe quando Jesus foi preso os discípulos se dispersaram e Pedro chegou a negar a Jesus três vezes com receio de também ser preso, mas João foi o único que a exemplo da mãe de Jesus, e de Maria Madalena para a qual Jesus apareceu pela primeira vez após a ressuscitação, seguiu-o até o pé da cruz. Era novo na época, tinha próximo a 20 anos e recebeu a revelação do livro de Apocalipse na ilha de PATMOS quando foi degredado lá. Era um discípulo importante de Jesus, o mais fiel deles, e portanto o que recebeu a revelação do evangelho mais importante, o único que foi ditado pela espiritualidade e não foi simplesmente um relato histórico.


O início do evangelho de João revela informações importantes sobre o princípio. A exemplo do livro de Gênesis ele começa com as palavras "NO PRINCÍPIO...".


 


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

No princípio aqui pode se estar referindo à formação da terra ou à formação do universo, mas sem dúvida é uma referência ao princípio das coisas.

A ciência terrena crê que todo o Universo tenha tido origem no BIG BANG, mas o que é a ciência terrena para poder afirmar alguma coisa sobre essa matéria que tem pouco conhecimento? Alguém há de se perguntar, mas quem é a Bíblia também para poder afirmar alguma coisa? Bem... A bíblia é uma revelação espiritual, e a espiritualidade, sem dúvida sabe muito mais do que nós reles mortais. Mas isso é uma discussão profunda que não cabe aqui nesse contexto, mas irá embasar muito nossa narrativa.

No princípio existia Deus. Ser incriado, portanto existente desde toda a eternidade. Nós reles mortais, seres limitados e finitos, criados, não temos a capacidade de compreender isso. Como um ser pode não ter tido origem? Como pode ser incriado? Essa incapacidade de compreender isso deve-se a nossa limitação como seres imperfeitos. Só conseguiremos entender isso quando atingirmos níveis de perfeição e inteligência muito avançados. Por hora temos apenas que aceitar isso.

Deus tem todo o conhecimento. A memória infinita e processa tudo ao mesmo tempo, portanto é um processador multitarefa, coisa que o nosso cérebro não é mas os computadores são, portanto é algo que podemos hoje compreender, mas a alguns séculos seria incompreensível. Deus tem todo o conhecimento e toda a informação. Por exemplo, ele tem contados os fios de cabelo das nossas cabeças como disse Jesus, e assim como os fios de cabelo, todas as células do nosso corpo, todos os seres viventes que habitam o nosso corpo, pois temos mais bactérias no nosso corpo do que células, e tem todas as informações sobre o nosso corpo e sobre o nosso espírito, portanto nos conhece em profundidade.

Como nos conhece em profundidade, ele nos entende. Cada ato, cada palavra, cada gesto, cada preocupação, cada atitude que nem nós sabemos ser capazes, ele pode prever com séculos de antecedência. Ele sabe exatamente de onde viemos e para onde vamos, o que iremos fazer e qual vai ser a nossa reação e a nossa caminhada com absoluta precisão.

Apesar de poder prever, evita interferir. Só interfere quando nós não temos a capacidade para tomar as decisões por nós próprios, como as  crianças. Quando a criança é muito pequena, os pais tomam as decisões por elas, mas quando vão crescendo o pai as deixa tomar as próprias decisões, para que aprendam a se conduzir, mesmo que elas caiam e se machuquem as vezes, mas esse cair e se levantar é necessário para que elas aprendam a caminhar com as próprias pernas. Levantar vôo e voar como os pássaros iniciantes. Como Pai ele sabe exatamente o que podemos ou não suportar e dá a cada um o fardo que lhe é possível suportar. Não mais.

Esse ser incriado tem uma peculiaridade que o destaca muito. É amoroso. Como criador, ama profundamente e de forma perfeita cada criatura. O seu amor supera o amor de uma mãe, que é o amor que mais se aproxima do seu. Portanto como Pai amoroso, sofre quando nós sofremos, mas mesmo assim exerce a sua justiça, porque se não o fizesse prejudicaria a criatura. Embora lhe doa ver sofrimento precisa permiti-lo para que as criaturas consigam evoluir, e na maioria das vezes essa é a única forma.

Existem duas formas de se evoluir e crescer. Uma é absorvendo os ensinamentos e os colocando em prática. É a forma mais inteligente. Buscar se conhecer, buscar absorver conhecimento e procurar coloca-los em prática, e assim ir crescendo e evoluindo. Outra forma é não fazer nada disso e continuar a errar. Cada erro corresponde a uma transgressão da lei universal, e portanto o universo conspira para corrigir e trazer para o rumo certo. A forma que ele encontra para isso é por meio da dor. Portanto toda vez que doer, pergunte-se. O que a vida está querendo me dizer. Ela está querendo dizer alguma coisa. Ela está te dizendo. ESTÁ ERRADO. CORRIJA. Tente descobrir. Não deixe para correr atrás do prejuízo. Por vezes ela dá pequenos toques, pequenos alertas. São oportunidades para corrigir o rumo antes que o desastre maior aconteça.

Portanto se você está obeso, e sente aquela dor. É um toque. Faça o certo. Emagreça. É difícil, mas você consegue. Você pode. Não seja violento, não se sintonize com sentimentos de medo, ódio, inveja, raiva, rancor mas sobretudo com o maior dos sentimentos divinos, o AMOR.

Você já observou que quem ama não adoece? Quem ama ri, quem ama vive. Percebe a beleza do cair de uma folha, do nascer do sol, do vôo de um passaro. Quem ama está em estado de graça. Se alguém pisa-lhe o calo, desculpa, não está interessado em brigar. Está amando e está querendo distribuir esse amor a todos. Quem ama não mata, não rouba, não comenta mal de ninguém, só elogia e engrandece. Está de bem com a vida. Está na mais sublime e na mais positiva das vibrações. Portanto cultive o amor. Ame os animais. Quer ver ser mais amoroso do que um cãozinho? Quem tem animais e se apega a eles, em geral não conhece sentimentos de depressão.

Portanto se você está deprimido, sem razão para viver, vá a um orfanato, conheça uma criança e apegue-se a ela. Ajude-a. A depressão vai embora.

Todos nós precisamos nos alimentar desse sentimento divino que se chama AMOR. Fomos criados para sentir amor e para sermos amados. É como diz a música dos Beatles. All you need is love.(Tudo o que você precisa é de amor). Vá por mim. Não é de dinheiro que você precisa. Não vale a pena ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. Seu dinheiro não lhe irá comprar nada que é realmente importante e que é de graça. O amor sincero, a vida, a saúde, o ar que você respira, a água que você bebe. As melhores coisas da vida são grátis e não se consegue comprar. O que se consegue comprar lhe traz alegrias, mas não felicidade. São tranqueiras.






De qualquer forma você sempre estará sendo amado por um Pai que está ai ao seu lado, te ouvindo e te amando. Deus. Deus habita dentro de você. Há uma chama divina dentro de você, e portanto quando você quiser conversar com Deus, e deve fazer isso sempre, fale para dentro de você. Ele te ouve e te compreende, porque ele te conhece muito melhor do que você mesmo, e te responde. Faça silêncio interior, desligue-se de  todas as preocupações e peça a resposta. Espere a resposta que ele brota na sua mente. Deus é o guia perfeito.

No princípio, no princípio mesmo, só havia Deus. E ele começou a criar o universo. No caso do nosso planetinha a Terra, que é uma partícula de poeira no universo, mas nem por isso menos amada, Ele verbalizou a criação da terra. Ele usou a palavra. Deus não tem mãos tudo ele cria com a palavra, que é uma forma de pensamento. O nosso penamento é palavra, pois no mundo espiritual o pensamento é visto, lido e compreendido. Ele tem forma e ocupa lugar no espaço.

Por isso a passagem de João diz: NO PRINCÍPIO ERA O VERBO.

Esse VERBO cria um ser. Quando deus emana sua palavra essa palavra cria o CRISTO.
CRISTO feito da mesma substância de DEUS. Por isso JESUS que é o CRISTO é o filho unigênito do PAI. UNIGÊNITO significa o único que nasceu do pai, feito com a mesma substância com que o pai foi feito.
Cristo é o termo usado em português para traduzir a palavra grega Χριστός (Khristós) que significa "Ungido". O termo grego, por sua vez, é uma tradução do termo hebraico מָשִׁיחַ (Māšîaḥ), transliterado para o português como Messias.
A palavra geralmente é interpretada como o sobrenome de Jesus por causa das várias menções a "Jesus Cristo" na Bíblia. A palavra é, na verdade, um título, daí o seu uso tanto em ordem direta "Jesus Cristo" como em ordem inversa "Cristo Jesus", significando neste último O Ungido, Jesus. Os seguidores de Jesus são chamados de cristãos porque acreditam que Jesus é o Cristo, ou Messias, sobre quem falam as profecias da Tanakh (que os cristãos conhecem como Antigo Testamento). A maioria dos judeus rejeita essa reivindicação e ainda espera a vinda do Cristo (ver Messianismo judaico). A maioria dos cristãos espera pela Segunda vinda de Cristo quando acreditam que Ele cumprirá o resto das profecias messiânicas.
A expressão "Jesus Cristo" surge várias vezes nos escritos gregos da Bíblia, no Novo Testamento, e veio a tornar-se a forma respeitosa como os cristãos se referem a Jesus, Homem Judeu que, segundo os evangelhos, nasceu em Belém da Judeia e passou a maior parte da sua vida em Nazaré, na Galileia, sendo por isso chamado, às vezes, de Jesus de Nazaré ou Nazareno. O título Cristo, portanto, confere uma perspectiva religiosa à figura histórica de Jesus.
A área da teologia cujo foco é a identidade, vida, e ensinamentos de Jesus é conhecida como Cristologia.
Khristós no grego clássico poderá significar coberto em óleo, sendo assim uma translação literal de Messias.
Essa é uma peculiaridade da palavra de Deus. Criar seres. É uma palavra que cria um CRISTO que tem uma missão específica (Construir a terra e zelar pela sua evolução).

CRISTO por isso mesmo é um ser CRIADO diferentemente do pai. Ele nasceu do Pai e tem o mesmo status dele.

E O VERBO (CRISTO) ESTAVA COM DEUS E O VERBO (CRISTO) ERA DEUS.

Quanto tempo levou CRISTO para seguir pela mesma senda da evolução espiritual até chegar a construir a terra? Bilhões de anos, mas o tempo é relativo em se tratando da realidade espiritual.

Jesus foi o construtor da Terra, e por isso a passagem de João afirma.

Todas as coisas foram feitas por ele (DEUS POR MEIO DE CRISTO), e sem ele nada do que foi feito se fez.

Veja que ai está um duplo agente. Primeiro Deus que pelo Verbo, a palavra emana o Cristo, incumbido da construção da Terra, que dessa forma procede como a vontade de Deus. Sendo que ele estava com Deus e ele era Deus.

NELE ESTAVA A VIDA E A VIDA ERA A LUZ DOS HOMENS.

Essa vida sucede-se à condenação ao reino das trevas. É a porta aberta para a vida, que no caso é a co-habitação nos reinos de luz do mundo espiritual. Com a queda do homem, e a sua sucessiva propensão para o mal, devido a sua fúria animal, abre-se uma chance para a subida aos reinos de luz, mas para isso é necessário melhorar a vibração. O homem precisa melhorar-se para poder co-habitar no mundo de luz. Essa grande batalha entre as trevas e a luz tem início, mas tem a interferência direta de Jesus, que vem à terra e assume a direção espiritual do planeta, afastando o príncipe do mundo. Como se deu essa história veremos no próximo capítulo.